sábado, 18 de agosto de 2012

PROJETO DE EXTENSÃO DIREITO À CIDADE: “Desenvolvimento Urbano com Igualdade Social”

Orientador: Prof.º Arnaldo Vieira Sousa


Descrição
O DIREITO À CIDADE: “Desenvolvimento Urbano com Igualdade Social” é um projeto de extensão universitária elaborado por membros do PAJUP no primeiro semestre de 2012, para atuar em parceria com movimentos sociais como a União Por Moradia Popular, Comissão Pastoral da Terra, Irmãs de Notre Dame de Namur e Organização Pastoral dos Vinhais Velhos no apoio às famílias ameaçadas de remoção em decorrência de grandes intervenções urbanas.
Atualmente o grupo tem atuado junto aos movimentos sociais na articulação e mobilização do Dia do Grito dos Excluídos em São Luís (07/09), e se aproximado das comunidades da Vila Cristalina e Vinhais Velhos, ambas ameaçadas e ignoradas pelo grande capital e pensamento desenvolvimentista dominante, que apenas conseguem enxergá-las como empecilhos ao “progresso da cidade."

Assembléia para organização do Dia do Grito dos Excluídos 2012 - Sindicato dos Bancários
Metodologia
Como todos os projetos de extensão do PAJUP, o projeto DIREITO À CIDADE tem sua prática alicerçada nos moldes da educação popular de Paulo Freire, que propõe uma atuação dialética e dialógica, no que tange a busca pela conscientização e empoderamento por meio do conhecimento construído em conjunto entre os discentes e os atores sociais. Diante dessa compreensão o projeto prioriza ações de práticas político-pedagógicas para formação e difusão de direitos, visando o acesso à justiça e direito à cidade, inspirado nas práticas da educação popular e de assessoria jurídica popular, buscando proximidade com as camadas populares da sociedade.

Escala de reuniões
O projeto de extensão possui sua escala de reuniões organizadas da seguinte forma:
a) Reuniões ordinárias (ou extraordinárias) internas 
Estas reuniões acontecem semanalmente, às terças-feiras, das 17h30m às 19h, com o propósito de discutir pautas relativas à atuação deste projeto, as atividades planejadas e informes pertinentes aos objetivos do grupo.

b) Reuniões ordinárias (ou extraordinárias) gerais do PAJUP
As reuniões gerais do PAJUP acontecem quinzenalmente, às quinta-feiras, das 17h30m às 19h. Nestas reuniões discutem-se as pautas relativas a atuação geral do PAJUP, enquanto coletivo de projetos de extensão,  atividades planejadas bem como os informes que dizem respeito à todos os projetos. Vale ressaltar que a natureza geral destas reuniões não impede que se discutam assuntos relativos à um projeto de extensão específico.

c) Atividades ordinárias (ou extraordinárias)
Além das reuniões descritas acima, os integrantes do grupo também se reunem em atividades, algumas planejadas com muita antecedência, outras sugindo no decorrer do semestre (ou mesmo emergencialmente). Em geral as reuniões acontecem precisamente para planejar estas atividades, que não raro acontecem fora dos muros da IES, em conjunto com movimentos socias e estudantis.

Abaixo, segue a atual escala das reuniões ordinárias deste projeto, bem como as gerais do PAJUP:
Azul: Reuniões ordinárias do DIREITO À CIDADE.
Verde: Reuniões ordinárias do PAJUP.

Como participar

Conforme o Edital de Convocação do projeto, o prazo para inscrição se dá entre os dias 20 à 24/08, mediante preenchimento de formulário próprio, o qual será disponibilizado na Coordenação do Curso de Direito da UNDB, no horário de funcionamento desta (14:00-22:00 hs). 

Contatos

Nenhum comentário:

Postar um comentário