domingo, 9 de agosto de 2015

I ACAMPAJUP

Nos dias 17, 18 e 19 de julho, o Programa de Assessoria Jurídica Universitária Popular - PAJUP realizou seu I ACAMPAJUP, evento criado com o intuito de formar e inteirar os membros perante diversos temas atuais, como o Movimento Feminista, LGBT, Movimento Negro, dentre outros assuntos. A realização contou, ainda, com a presença de ex-membros do grupo e do CARUÉ, que colaboraram na facilitação dos textos trabalhados, enfatizando os princípios da ajup e compartilhando suas vivências à nova geração.

No 1º dia de evento, houve a formação sobre Paulo Freire e Direito Crítico. As falas fomentadas para o desenvolvimento da temática, por meio dos facilitadores Filipe Eduardo, Carolina Cavalcante e Teresa Barros, se basearam em textos como “Cartilha - Uma pedagogia humanizadora: a pedagogia de Paulo Freire”, “A contribuição de Paulo Freire para a construção do projeto popular para o Brasil”, de Miguel Arroyo, “Pedagogia da Autonomia” e “A Educação Popular como um instrumento de resistência contra a exploração capitalista”, de Paulo Eduardo Dias Taddei, onde se tratou do mérito da Educação Popular frente ao vigente contexto sócio jurídico brasileiro, enfatizando a importância da atuação das assessorias na modificação da realidade visada.
 
Glaucia Maranhão (ao centro), com dois dos facilitadores do dia, Filipe Eduardo (ex membro PAJUP) e Carolina Cavalcante (membro fundadora PAJUP).
Da esquerda para a direita: Daniel Viana, Ana Paula Martins, Carolina Cavalcante (facilitadora), Filipe Eduardo (facilitador), Manoel Jr., Layse Campos, Jordana Dall Agnol, Teresa Barros (facilitadora), Glaucia Maranhão, Rayanne Mendes, John Ramos e Pedro Shiraishi.
No 2º dia de evento, pela manhã, tratou-se de um tema de extrema relevância dentro do atual cenário jurídico brasileiro: o Movimento LGBT. Através do documentário “A Esquina de Monalisa”, o facilitador, Thiago Viana, demonstrou a magnitude da alteridade na percepção da luta dos gays, lésbicas, bissexuais e transexuais, visto o discurso intolerante ainda existente frente tais pessoas que, por muitas vezes, não só as afasta da interação com a sociedade, mas as distanciam do próprio alcance da jurisdição na garantia de seus direitos.

Da esquerda para a direita: Luis Paulo Ribeiro (Najup Negro Cosme), Thiago Viana (facilitador) e Igor Plata (ex-Pajup).
Pela tarde, vislumbrou-se o valor do Movimento Negro, no Brasil, pela facilitadora Paula Mendonça. Por meio dos textos “Existe algo mais execrável que o Movimento Estudantil?”, de Blogueiras Negras, “Movimento da negritude: uma breve reconstrução histórica”, de Petrônio Domingues, e do documentário “O enfrentamento ao extermínio da juventude negra”, produzido pela TV Cultura, discutiu-se a grave realidade da população negra do país, que luta não só contra o preconceito racial mas, também, pela inclusão de sua comunidade aos setores socioeconômicos, pela manutenção da sua memória cultural e, primordialmente, pelo direito à vida, posto que milhares de jovens negros ainda morrem assassinados, todos os anos, por estarem marginalizados das ações politicais.

Da esquerda para a direita: Dryelle Vaz, Rayanne Mendes, Daniela Reis e Ana Paula Martins.

Da direita para a esquerda: Paula Mendonça (facilitadora), Amanda Araújo e Caleu Santiago.
No 3º e último dia, houve a formação sobre Feminismo por meio das facilitadoras Daniela Reis e Ana Paula Martins. Com os textos “Cartilha Feminismo FENED”, “Novos movimentos sociais: feminismo e a luta pela igualdade de gênero”, de Jucélia Bispo dos Santos, “Educação popular e feminismo no Brasil”, de Isaura Isabel Conte, e o documentário “Nós deveríamos todos ser feministas”, de Chimamanda Ngozi Adichie, abordou-se não só a história do Movimento Feminista e suas consequências para o cotidiano, mas, também, a importância da luta da mulher na atualidade, dada a perceptível imposição social perante seu corpo, além do incontestável machismo culturalmente empregado, no Brasil, que comprometem não tão somente seu direito à liberdade, porém, incontestavelmente, a devida igualação social entre homens e mulheres nos diversos setores coletivos.

Da esquerda para a direta: Dryelle Vaz, Jordana Dall Agnol, Anne Aires, Daniel Viana, Ana Paula Martins (facilitadora), Ricardo Pestana, Rayanne Mendes, Igor Plata, Layse Campos, Manoel Jr., Amanda Araújo, Daniela Reis (facilitadora), Caleu Santiago, John Ramos e Pedro Shiraishi. 
Outras edições estão por vir, portanto, se você não quer ficar de fora, e deseja ingressar no PAJUP, as seleções* semestrais estão se aproximando! Junte-se ao grupo e entre para o mundo da assessoria jurídica!


Nota: Todas as fotos e vídeos desse post são pertencentes ao nosso acervo pessoal.

*Para mais informações, contate-nos aqui ou dirija-se até a Coordenação de Direito da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco - UNDB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário