quarta-feira, 13 de julho de 2011

PAJUP e o Teatro do Oprimido em oficina na Vila Luizão

Alunos usam a linguagem do teatro em oficina na Vila Luizão.


Alunos do Curso de Direito, membros do Programa de Assessoria Jurídica Popular (PAJUP) promoveram, dia 25 de Maio de 2009, uma oficina do Teatro do Oprimido para moradoras da comunidade da Vila Luizão.
O Teatro do Oprimido (TO) é um método teatral que reúne exercícios, jogos e técnicas teatrais, elaboradas pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal, tendo como objetivo a transformação da realidade através do diálogo.Tal técnica parte do princípio de que a linguagem teatral é a linguagem humana que é usada por todas as pessoas no cotidiano.
Metodologia também utilizada no PAJUP, que busca por meio do diálogo entre o saber acadêmico e o saber popular, promover o ensino (associado à pesquisa eextensão) comprometido com o processo de emancipação/transformação social.
Durante o encontro com o grupo de mulheres da Vila Luizão os acadêmicos buscaram mais uma vez a troca de saberes, levando conhecimentos e mostrando de forma dinâmica e dramatizada a educação política, criando condições práticas para que os moradores, ou seja, o oprimido se aproprie dos meios de produzir teatro e assim amplie suas possibilidades de expressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário